Seguidores

sábado, 30 de março de 2013

Pão de Deus (Bimby)

Olá, este ano, para além dos Folares, também vou ter na mesa de Páscoa Pão de Deus, feito com a ajuda da Bimby. Experimentei a receita do livro Massas e Doces da Bimby e ficou aprovado à primeira. E como em equipa vencedora não se mexe, aqui fica a receita...

 Ingredientes:

  • 100g de leite
  • 150g de água
  • 100g de açúcar
  • 100g de manteiga amolecida (não derretida)
  • 25g de fermento de padeiro em pó (Fermipan)
  • 1 pitada de sal
  • 500g de farinha T65
  • 1 ovo para pincelar
Cobertura:

  • 50g de coco 
  • 30g de açúcar
  • 1 clara de ovo
Esta cobertura é muito simples. Numa taça pequena, juntar todos os ingredientes, envolver bem e reservar.

Preparação da massa:
Coloque no copo da Bimby o leite, a agua,o açúcar, o fermento o sal e a manteiga,
Programe 2Min/ 37º/ Vel 1
Adicione 300g de farinha e programe 15 Seg/ Vel 6
Junte a restante farinha e programe 3 Min/ Vel Espiga
Deixe a massa no copo, cobra com a tampa e deixe fermentar 30 minutos ou até que a massa chegue ao topo do copo. 



 Passe a massa para uma taça e com a ajuda da balança da Bimby, Faça bolas de massa de 100g cada (isto para doses individuais, claro que poderá fazer um só bolo ou dividis a massa a meio e fazer dois) Assim como eu fiz, renderam-me 10 Bolinhos.

Colocar as bolas num tabuleiro de forno com papel vegetal e salpicado de farinha. Com as tesouras de cozinha ou com uma faca bem afiada, fazer 2 cortes em cruz.






De seguida pincelar as bolas com ovo batido.









Colocar em cada bola de massa um pouco da cobertura de coco.



Mais ou menos assim...
Deixar levedar mais uma vez por uma hora, ou então façam como eu. Abro o forno, ponho o tabuleiro em cima da porta e ligo o turbo do forno a 150º. A certa altura terá que virar o tabuleiro mas é muito mais rápido!
Depois de levedar, colocar o forno em modo bolos (resistência em cima e em baixo) e  aquecer para os 180º. Cozer os bolinhos por +- 30 minutos. Os meus levaram 40 minutos porque gosto deles bem cozidos e com cor.

Depois de arrefecidos é só polvilhar com açúcar em pó.

Ficaram deliciosos, aconselho vivamente!

Espero que gostem. Bom Apetite!
Beijinhos de Mel e Boa Páscoa.


9 comentários:

  1. Adoro Pão de Deus! Nunca experimentei fazer :(
    Os seus estão com um aspecto delicioso!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Já fiz varias versões, gostei da tua cobertura e ficaram bem bonitos! bjks

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Kika! Foi a primeira vez que fiz e estou feliz com o resultado.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Ola Conceicao, desde ja parabens pelo blogue fantastico e obrigada por partilhar as suas receitas maravilhosas :) tenho 1 perguntinha, estou neste momento a fazer os paezinhos de deus e tenho a massa a fermentar dentro do copo, mas acabei de notar que nao dizia na receita quando por a manteiga e eu acabei por nao por :-/ sera muito tarde para o fazer? quando e a melhor altura para misturar a manteiga? muito obrigado, beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Micaela. Realmente não mencionei a adição da manteiga mas vou já corrigir o meu erro. Entretanto a adição da manteiga é logo com os primeiros ingredientes no copo. Obrigada pelo reparo e de certeza que quando ler o meu recado o erro estará corrigido.
      Beijinhos.

      Eliminar
  4. Ola. Tenho a massa no modo espiga, mas esta mole tipo liquido....

    ResponderEliminar